Dra, dra. Lucélia Donatti (cadeira)
e-mail: donatti@ufpr.br
Dra, dra. Maria Rosa Dmengeon Pedreiro de Souza
e-mail: maria_rosadp@hotmail.com
Dra, dra. Priscila Krebsbach Kandalski
e-mail: pkrebsbach@gmail.com
Dra, dra. Silvia Romão
e-mail: silvia.romao@uffs.edu.gov.br
Dra, dra. Tatiana Herrerias
e-mail: tatianaherrerias@htoamil.com
Dra, dra. Cintia Machado
e-mail: cin_machado@yahoo.com.br
Atualmente o laboratório conta com um pesquisador de pós-doutorado, três doutorandos, três estudantes de Doutorado e dois estudantes de graduação
Os peixes subtropicais e antárticos são a principal linha de pesquisa desse grupo e compreendem seus aspectos ecofÃsicos e como esses animais respondem a possÃveis mudanças ambientais causadas pela ação antropica ou não são alguns de seus objetivos. Importante para os pesquisadores desse grupo também a disseminação do conhecimento e a formação de jovens pesquisadores. Os alunos estão matriculados nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação e em Biologia Celular e Molecular, ambos da UFPR. A disseminação do conhecimento é realizada por meio da publicação de trabalhos em revistas cientÃficas especializadas, participação em congressos e palestras semelhantes. Eventualmente, os serviços são realizados através de avaliações histopatológicas de organismos aquáticos em ambientes impactados.
– Ecofisiologia de organismos contra fatores naturais e antropogênicos:
Os objetivos desta linha de pesquisa são avaliar I) a capacidade adaptativa dos peixes subtropicais, subcelulares e metabólicos para efeito de fatores abióticos (por exemplo, temperatura, salinidade) e antrópicos (por exemplo, xenobióticos, de esgoto); II) III) a influência da variação de temperatura nos biomarcadores plasméticos, metabolismo energético e defesa antioxidante de peixes subtropicais sob condições de estresse térmico.
– Evolução e Biodiversidade na Antártida: A Resposta da Vida à Mudança
Os objetivos desta linha de pesquisa são evalorizar: l) adaptações fisiológicas e genômicas que permitem que o organismo (peixe) sobreviva na Antártida: adaptações especÃficas para o ambiente antártico ou variações simples das adaptações em outros organismos em outros habitats; ll) capacidade dos organismos antárticos (peixes) para lidar com as mudanças diárias, sazonais e de longo prazo no ambiente; III) genótipo e fenótipo plasticidade e adaptações de organismos antárticos (peixes).
– Morfologia Funcional Animal:
Os objetivos dessa linha de pesquisa são: determinação da prevalência de microrganismos, seus genótipos e seus biomarcadores associados à expressão genética em diferentes populações, visando o conhecimento do processo: I) processo saúde-doença e II) mecanismos moleculares de interação de bactérias vegetais.
![]() |
![]() |
![]() |
– Pesquisa de campo
A pesquisa de campo tem o objetivo de realizar experimentos e coletar material biológico para processamento em laboratório.
Rio Iguaçu Continente Antártico
Bioensações
Amostragem de material
biológico – Processamento laboratorial: O laboratório de Biologia Adaptativa está localizado no Departamento de Biologia Celular e é dividido em dois módulos (salas 228 (+55 41 3361-1545) e 233 (+55 41 3361-1617).
![]() |
![]() |
![]() |
– Popularização e disseminação da Ciência: O Laboratório de Biologia Adaptativa divulga pesquisa realizada no laboratório para alunos de escolas públicas e privadas de Curitiba e região metropolitana. São realizadas palestras e exposições fotográficas abordando questões de conservação ecológica e ambiental.
![]() |
![]() |
![]() |
2019
2018
2017
Laboratório de Biologia Adaptativa Da Universidade Federal do Paraná
Centro de Ciências Biológicas
Caixa do Departamento de Biologia Celular 19031
CEP 81531-970 – Curitiba, PR – Brasil
Telefone +55 41 3361-1752
Fax +55 41 3266-2042
Setor de Ciências Biológicas
Departamento de Biologia Celular
Caixa Postal 19031
CEP 81531-970 - Curitiba, PR - Brasil
Fone +55 41 3361-1676
Fax +55 41 3266-2042