Uma parceria entre o grupo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal de Paraná, liderado pelo Dr. Marcel I. Ramirez foi estabelecida com o Colégio Estadual Professora Isabel Lopes Santos Souza, localizada na Rua Rosa Tortato, N°400, no Bairro Pinheirinho, Curitiba e membro do Programa das Escolas Associadas (PEA) da UNESCO, desde 2017, com o objetivo de promover atividade sócio educativa, aglutinando duas importantes áreas de conhecimento: saúde e educação.
As parasitoses constituem um importante problema de saúde pública mundial e acometem uma parcela expressiva da população, estando principalmente relacionada às condições de saneamento básico, educação e habitação.
A comunidade atendida pelo Colégio Isabel Lopes é de baixa renda, carente e vulnerável em diversos aspectos. Parte dos estudantes desconhecem as parasitoses, bem como as formas de procurar atendimento especializado, para prevenir e combater as diferentes patologias, incluindo as verminoses e protozoonoses.
Neste contexto, o papel da escola como agente transformador se faz necessário para instigar o conhecimento científico e mostrar o caminho da racionalidade e a forma correta de aprender a buscar conhecimento e ajuda profissional, quando necessário.
A Universidade Federal do Paraná, através do grupo do Dr. Ramirez inserido no programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, propôs desenvolver atividades educativas para disseminar o conhecimento científico e demonstrar, dentro da comunidade a importância da pesquisa e como atua um cientista.
O objetivo principal é divulgar o trabalho de ensino e pesquisa desenvolvido pela UFPR para a população, que desconhece as aplicabilidades das diversas frentes de pesquisa dentro da universidade. É necessário mostrar que educação, saúde e desenvolvimento científico caminham juntos, para que haja o progresso da comunidade.
A equipe diretiva, bem como o corpo docente, funcionários e alunos do Colégio Isabel Lopes recebeu com entusiasmo a proposta de se promover ensino de ciências de modo diferenciado e prático.
No dia 23/11/2019, após reunião prévia, os alunos do programa de pós graduação desenvolveram uma atividade prática, sob orientação do Professor Dr. Marcel Ramirez, que trabalhou com o tema: “As parasitoses: conhecendo para prevenir.”
Esta atividade piloto trabalhou com turma de sexto ano e foi dividida em três momentos:
1. Teórico: parte da turma foi para a sala de aula e acompanhou uma breve aula, explanando o que são as parasitoses e como acometem o organismo.
2. Lavagem das mãos: As crianças eram vendadas, tinham as mãos pintadas e na sequência lavavam as mãos. Esta prática, muito interessante, demonstra o quanto os jovens podem ser relapsos durante a lavagem das mãos, o que propicia a disseminação dos parasitas e é uma oportunidade de se conscientizar sobre higiene.
3. Microscopia e apresentação de helmintos: Ao observar trofozoitos de Giardia intestinalisao microscópio e peças reais de helmintos, os estudantes aprenderam como os parasitos podem ter diferentes tamanhos e as diferentes patologias que eles podem causar no hospedeiro.
As atividades foram muito bem aceitas por toda escola, que pede para que outros momentos sejam realizados, se prontificando a fornecer um campo para o desenvolvimento de trabalhos científicos.
Com esta parceria, os alunos da escola pública podem aprimorar seus conhecimentos, a comunidade conhece o trabalho desenvolvido pela Universidade e torna um campo muito vasto para produção de conhecimento, além do mais a universidade presente no cotidiano de jovens vulneráveis renova as esperanças, indicando que a educação é o melhor caminho a ser seguido e que transforma, podendo instigar o sonho de ser cientista e de estar na universidade em alguns destes jovens.
Grupo de trabalho:
Dr. Marcel I Ramirez – UFPR-IOC
Dra. Ingrid Evans Osses – Faculdades Integradas Santa Cruz
Ms. Daniela Tapety – Laboratório Central Prefeitura Curitiba
Bruno Gavinho, doutorando do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia da UFPR
Izadora Volpato Rossi, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPR
Bruna Sabatke, mestranda do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPR
Maria Alice Ferreira, mestranda do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPR
Setor de Ciências Biológicas
Departamento de Biologia Celular
Caixa Postal 19031
CEP 81531-970 - Curitiba, PR - Brasil
Fone +55 41 3361-1676
Fax +55 41 3266-2042